Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing
- Introdução
- Para que serve o Inbound Marketing?
- As vantagens do Inbound Marketing
- As etapas do Inbound Marketing
Com certeza, em algum momento que você pesquisou sobre marketing digital, o termo Inbound Marketing apareceu.
Ele faz parte das estratégias de marketing digital e pode ser definido como o marketing de atração.
A principal diferença do marketing tradicional, que é chamado de Outbound Marketing, é que no Inbound é o cliente que procura pela empresa e no Outbound quem procura o cliente, é a empresa.
Desta maneira, são feitas ações no digital com o objetivo de atrair o cliente para o site ou blog.
Assim que esse cliente acessa os meios digitais da empresa é realizado um trabalho de relacionamento, por meio de conteúdo personalizado.
Para que serve o Inbound Marketing?
Atualmente, o termo Inbound Marketing já faz parte dos investimentos das empresas.
Isso porque, diferente do marketing tradicional, todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas.
É possível ter noção de quantas pessoas acessaram o seu site, visualizaram a sua página, acessaram o seu link e converteram aquele acesso em vendas.
Com todas essas informações, a empresa consegue otimizar campanhas para obter um melhor Retorno sobre investimento (ROI).
As vantagens do Inbound Marketing
Com as estratégias, é possível aumentar a visibilidade do negócio, atrair potenciais clientes, diminuir o custo de aquisição dos clientes, otimizar processos de vendas e gerar conteúdos de valor.
Vale ressaltar que as pessoas estão sempre em busca de soluções para seus problemas nos mecanismos de buscas, como o Google, acessam e-mail em diferentes dispositivos e passam muito tempo nas redes sociais.
As etapas do Inbound Marketing
1) Atração: ao invés de ir atrás do cliente, como no Outbound, aqui, são usadas estratégias para atraí-lo até o seu conteúdo. Neste ponto, o usuário é atraído para o seu site, gerando um lead.
2) Conversão: aqui, depois que o usuário acessa o seu site, ele vai passar as suas informações em troca de uma recompensa ou benefício.
3) Relacionamento: muitas pessoas que acessam o seu conteúdo ainda não estão dispostas a comprar. Por isso, que antes, é criado um relacionamento, por meio de conteúdos que o façam confiar na sua empresa.
4) Venda: assim que o relacionamento é concretizado e a confiança também, a venda acontece, seja no próprio site ou em contato direto ou em redes sociais.
5) Análise: depois da venda, é muito importante avaliar os resultados e comprovar o retorno dos investimentos. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.
O Inbound Marketing está presente em diversas empresas.
Com a evolução cada vez maior da internet, o relacionamento com o cliente está mais personalizado e frequente, visto que cada vez mais as pessoas utilizam diferentes meios online como forma de comunicação e de busca por informação.
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