Teoria das cores e como usá-las de forma eficiente

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Teoria das cores e como usá-las de forma eficiente

Teoria das cores e como usá-las de forma eficiente 

A teoria das cores, ou psicologia das cores, é um campo de estudo da importância das cores e o papel que elas exercem no nosso cérebro, cognição e reconhecimento. Unidas de formas, elas influenciam nossas emoções e sensações. Esse estudo é usado em todas as formas de negócios, marketing, arquitetura, moda entre outros.

Nesse artigo vamos aprender mais sobre a teoria e como usá-la!

 

O básico da teoria das cores

 

O estudo tem como objetivo o entendimento e compreendimento da influência das cores e como elas despertam diferentes sensações, emoções e desejos quando misturadas com outros fatores, com isso em mente é interessante ter uma noção, mesmo que básica, da psicologia das cores para usá-las em suas campanhas ou até mesmo na hora de montar e construir a identidade visual de sua marca.

 

Combinações

 

O uso de cores não é somente importante na hora de decidir a cor principal, mas sim quais as possíveis combinações de cores e o que elas podem significar para seus trabalhos. Alguns dos tipos mais comuns de combinação de cores são: Complementares, análogas, tríades, compostas e terciárias. 

Quando a cor é escolhida, deve ser também definida quais combinações serão usadas para causar a maior assertividade quando planejada as próximas campanhas. Uma dica extra é o site Colors da Adobe, que lhe permite descobrir quais combinações funcionam com a cor escolhida entre outras tantas funções! 

 

Vamos falar de algumas cores básicas e como a teoria é aplicada!

 

Vermelho: Cor pode ser relacionada com emoções fortes como amor, raiva, desejo, fúria, velocidade, força, perigo, violência.

Amarelo: Cor muito relacionada com emoções calmas e serenas como sabedoria, conhecimento, alegria, felicidade, claridade, esperança e verão. Mas também muito relacionada a emoções como traição, covardia, inveja, engano, perigo. 

Azul: Cor relacionada a emoções de todos os pontos do espectro da fé, espiritualidade, limpeza, clareza, tranquilidade, paz, estabilidade, harmonia, verdade, confiança mas também é muito relacionada a sentimentos pesados como depressão, tristeza, frio;

Verde: Cor gera sensações muito comuns como liberdade, calma, boa sorte, renovação, natureza, juventude, fertilidade, vigor, perseverança, preservação, entre outros.

Roxo ou violeta: A tonalidade roxa define sensações como nobreza, mistério, transformação, sensibilidade, poder, conhecimento.

 

Gostou de aprender um pouco sobre a essência das cores e como elas podem ser usadas para criar sensações e significados? 

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