O QUE É SEO?
Afinal de contas, o que é SEO?
Pensa que você precisa procurar uma empresa que coloca telas em janelas. O que você faz? Sai perguntando se alguém conhece uma empresa que faz isso, ou procura no Google e olha os sites que estão na primeira página?
Possivelmente a segunda opção, certo? É incrível como os sites, que aparecem ali, são o que você precisa!
E não só isso, os três primeiros links, após os que estão com um ícone de “anúncio”, são o suficiente para a sua pesquisa.
E é muito incrível como esses três sites tinham tudo o que você precisava saber! É incrível sim, mas isto não aconteceu à toa.
O fato da primeira página ter os conteúdos que mais se adequam ao que você precisa é um: SEO.
O que é SEO?
Possivelmente você já deve ter se deparado com essa sigla. Fazendo uma tradução, SEO quer dizer: otimização dos mecanismos de busca.
Não vamos contar a história de como ele surgiu, vamos focar no porquê ele é importante para o seu negócio! Mas claro, antes disso é preciso entender um pouco sobre ele.
Sobre
Não sei se você está familiarizado com a ideia do algoritmo, mas entenda que é ele que faz tudo funcionar no mundo digital.
O algoritmo está muito presente no Google, pois a ideia é organizar tudo que existe na internet para que, quando alguém pesquisa, poder direcionar a página correta para a pessoa.
Mas pensa, como que, com a quantidade de coisas que tem na internet hoje em dia, o Google entende que aquela página que ele te recomendou era exatamente, ou muito próxima, do que você queria?
É neste momento que entra o uso das palavras-chaves, uma técnica muito importante para o SEO, na construção do conteúdo. E é através desses termos que o algoritmo vai ler seu site e entender sobre o que ele está falando.
Entendendo o que seu site fala, quando alguém fizer uma pesquisa, o Google pode recomendar sua página!
O que envolve
Muitas coisas! Mas para facilitar pense em:
- Palavra-chave;
- Bons títulos e subtítulos;
- Conteúdo de qualidade;
- URL amigável;
- Link building.
E diversas outras otimizações.
O SEO acaba sendo uma maneira de dar relevância para conteúdos que sejam realmente bons e que ajude muitas pessoas. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa, há a certeza de que aqueles três links são o que ela precisava.
Agora você já sabe que o SEO é fundamental para o seu negócio, então, está na hora de colocar isso em prática!
Vamos aprender como escrever conteúdo voltado para SEO?
Leia também: 5 ERROS COMUNS NA HORA DE CRIAR UM SITE