O QUE É CERTIFICADO SSL? COMO SABER SE O MEU SITE POSSUI ESSE CERTIFICADO?

Compartilhe:
O QUE É CERTIFICADO SSL? COMO SABER SE O MEU SITE POSSUI ESSE CERTIFICADO?

O QUE É CERTIFICADO SSL? COMO SABER SE O MEU SITE POSSUI ESSE CERTIFICADO?

O QUE É CERTIFICADO SSL? COMO SABER SE O MEU SITE POSSUI ESSE CERTIFICADO?À primeira vista, você tem ideia do que significa o termo “Certificado SSL”? Acompanhe esta matéria, pois vamos abordar os conceitos que envolvem essa nomenclatura e por que é importante você entender mais sobre isso.

Partindo desse preceito, a sigla SSL implica o significado, em inglês, de “Secure Sockets Layer” e fundamenta-se em um código de segurança padrão que é utilizado mundialmente em websites.

Seu funcionamento ocorre pela codificação dos dados trafegados entre um navegador da Internet e um servidor da web. Sabendo disso, confira mais sobre a seguir:

Por que ele é importante?

Primeiramente, a principal finalidade do Certificado SSL é a de garantir segurança digital e evitar crimes cibernéticos a milhões de empresas on-line e usuários. Desse modo, a probabilidade de ocorrência de fraudes, roubos ou acesso e alteração de informações confidenciais é fortemente minimizada. Só para exemplificar, podemos citar: número de cartão bancário, senhas, logins etc.

Além disso, o Certificado SSL possui duas principais funções:

  • Criptografar os dados transitados;
  • Autenticar a identidade de um site, o que, consequentemente, assegura a sua credibilidade e faz com que os seus visitantes fiquem mais confortáveis ao acessar o website.

Mas será que todos os certificados SSL são iguais?

Certamente, não. Entretanto, vale salientar que há vários tipos que levam em consideração a quantidade de nomes de domínio e subdomínio. São eles:

  • Único: oferece proteção a um nome de domínio ou a um subdomínio totalmente qualificado;
  • Curinga: é responsável por um nome de domínio ou a um número ilimitado de subdomínios;
  • Multidomínio: assim como o seu próprio nome sugere, ele protege vários nomes de domínio.

Tipos de validações

Além disso, ainda é preciso analisar o tipo de validação de domínio que será necessária para cada implantação de Certificado SSL. Tendo isso em vista, os três tipos existentes são:

  1. Domínio (VD): é considerado o mais acessível financeiramente e sua proteção corresponde à criptografia básica, tendo em vista que ele oferece verificação da propriedade do registro do nome de domínio. Um ponto bacana é que a sua concretização é a mais rápida, leva de minutos até horas para ser finalizada;
  2. Organização (VO): para sua implantação, é preciso analisar o tamanho e a função do website. A sua criptografia engloba: verificação da propriedade do registro do nome de domínio e alguns detalhes do proprietário (nome e endereço). Este, por sua vez, tem um tempo de implantação de horas até dias para o recebimento do certificado;
  3. Estendida (VE): este tipo é o que oferece maior segurança. Isso acontece, porque essa validação realiza previamente uma análise completa antes de emitir o certificado. A sua codificação é responsável por proteger a propriedade do registro do nome de domínio, estabelecer seu selo de autenticidade e credibilidade e verificar a existência jurídica, física e operacional da entidade.

Quem pode precisar de um certificado SSL?

Primordialmente, quem precisa de um Certificado SSL é qualquer indivíduo ou empresa que tem um site como finalidade solicitar, receber, processar, coletar, armazenar ou exibir informações confidenciais.

Assim sendo, saiba quais são os exemplos de informações confidenciais:

  • Login e senhas;
  • Dados financeiros (números de cartões de crédito, contas bancárias etc.);
  • Dados pessoais (nomes, endereços, CPF e datas de nascimento);
  • Informações de propriedade das empresas;
  • Documentos jurídicos e contratos;
  • Mailing de clientes e informações comerciais;
  • Registros médicos;
  • Entre outros.

Como saber se o meu site tem certificado SSL?

Decerto, essa é uma das perguntas que mais recebemos quando iniciamos um trabalho de desenvolvimento e manutenção de websites. Então, para sanar essa dúvida, ressaltamos que existem quatro pistas visuais, sendo elas:

  1. Cadeado do lado esquerdo da URL como forma de selo de confiança;
  2. Barra de endereço verde (representando validação estendida);
  3. Na URL, o prefixo deve ser “https” em vez de “http”.

Como contratar um certificado SSL?

Antes de mais nada, uma dica bacana que damos é: verifique a empresa de hospedagem que é responsável pelo seu site.

Algumas provedoras de hospedagem oferecem Certificado SSL gratuitamente, enquanto outras cobram por esse tipo de serviço.

Só para ilustrar, você pode acessar o site “letsencrypt.org” e conferir se a provedora de hospedagem do seu site encontra-se na lista de certificados gratuitos. Se sim, é só seguir o passo a passo de como inserir manualmente o Certificado SSL! Viu só como é simples?

Em caso de dúvidas, clique aqui e não hesite em nos contatar. Ficamos à disposição!