O poder de um logo bem desenvolvido
A identidade visual de uma marca é extremamente importante para a empresa, pois é através dela que o público vai criar lembranças e associar o logo com o serviço que a empresa oferece. Por esse motivo, é muito importante que a identidade visual seja construída com muito cuidado, pois é preciso que ela faça parte de uma boa estratégia de marketing, que seja capaz de proporcionar a fácil identificação da marca pelo público e a faça se destacar no mercado.
Para a criação de um logotipo, é muito importante ter em mente que o ser humano é extremamente visual, por isso é preciso trabalhar muito esse aspecto para criar um logotipo que de fácil assimilação, que ajude na construção de lembranças e gere identidade, facilitando assim a construção de uma relação de confiança entre o público e a empresa.
Sendo assim, o logotipo é fundamental para a fidelização do cliente e também para aumentar a credibilidade do produto, pois a partir do momento em que a empresa cria um logo e divulga ele na imprensa, o consumidor passa a associar a propaganda com a marca.
Para criar um logo, o primeiro passo é saber qual o objetivo da sua empresa/marca, o que ela deseja passar e onde ela quer chegar.
É fundamental também, entender como o mercado que você deseja atuar funciona, saber a fundo sobre seu nicho e público, pois o perfil e a necessidade do público influenciam na criação da marca e na identificação que ela terá com você e, por conta disso, ele pode ter uma característica própria se for necessário.
Outro ponto importante na criação do logo é analisar os concorrentes do seu mercado, com um mapeamento de temperatura, que irá te dizer qual os mais próximos (quente) e os mais distantes (frio). Com isso podemos analisar o que elas possuem em comum que tráz identificação para seu nicho e trazer elementos na criação de sua marca.
Com relação ao uso de cores na identidade visual, é preciso ter um cuidado especial ao usar determinadas cores na logomarca, pois elas são responsáveis por despertar reações psicológicas. Por esse motivo, na hora de criar um logo vale a pena evitar usar certos elementos somente porque estão na moda, pois pode acabar passando uma imagem diferente da que sua empresa ou produto quer. Além disso, é importante fazer testes de cores e em superfícies para ter certeza se o tom escolhido para o logo é adequado.
A fonte do texto também precisa ser muito bem pensada, pois ela ajuda a compor a personalidade da marca, facilitando a leitura dos títulos e textos e influencia na forma como a marca é vista pelos consumidores.
Para finalizar, é imprescindível saber o ponto de contato da sua marca, que é a análise de onde sua marca será vista, onde o público encontrará seu logo, só assim consegue-se definir o melhor tipo de aplicação para sua marca.
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