Não perca uma chance: como funciona o Marketing de Oportunidade
As empresas precisam melhorar a estratégia de marketing para obter melhor aceitação por parte do público, visando assim gerar maior fidelização de clientes e conseguir maior engajamento e novos clientes para a sua marca.
Uma ferramenta usada para ajudar na construção dessa relação mais próxima entre os clientes e as empresas é o Marketing de oportunidade, que tem sido uma prática muito importante para que as empresas consigam estabelecer conexões com o público, pois através dele está sendo possível dialogar com os clientes de forma mais leve e descontraída, como se fossem amigos conversando.
Como um exemplo bem legal e bem fácil de ser entendido sobre o marketing de oportunidade, temos o caso da Carla Dias, com a marca de lubrificantes K-MED.
O produto apareceu sem querer ao fundo de um stories da atriz e ficou em total evidência por dias, com isso a empresa a contratou como garota propaganda, fazendo brincadeiras com seu público e de forma descontraída criando chamadas ambíguas ligando o produto com um dos papéis mais famosos da atriz.
Algo que não estava programado, que não fazia parte da estratégia de empresa, mas que surgiu como uma oportunidade, como o’próprio nome já diz, e com certeza alavancou as vendas dos produtos de forma considerável, pois o assunto ficou em evidência por muitos dias, foi trending topics do twitter como assunto mais comentado e em todas as outras mídias sociais também.
A oportunidade pode surgir, de várias formas, essa prática consiste em aproveitar ganchos gerados por notícias e memes na internet para gerar um conteúdo que consiga obter uma resposta do público, que gere engajamento para a empresa e faça o leitor se tornar cliente da marca. Entre os momentos que podem ser aproveitados pelas empresas para gerar essa interação estão várias datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Pais.
Além disso, é possível usar o marketing de oportunidade para falar sobre celebrações culturais, tendências ou até mesmo ao responder a empresas concorrentes, fazendo essa interação de maneira leve e bem-humorada, como é o caso do Mc Donald’s e do Burger King.
Essa prática tem ajudado bastante no crescimento de buscas, canais, páginas e perfis de mídias sociais de empresas, conseguindo assim alcançar mais público por meio de posts publicados com frequência, anúncios patrocinados e a interação com os consumidores, o que ajuda bastante a tornar e empresa parte da rotina de quem interage com esses perfis e a fidelizar o cliente, pois além de interagir ele também vai querer acompanhar os conteúdos novos.
Fique ligado com nossos conteúdos lá no instagram e não perca mais dicas como essa!
Leia também: “O poder de um logo bem desenvolvido“