GERE RESULTADOS PARA SEU E-COMMERCE
Não é novidade o tanto que a internet vem invadindo com tudo as portas de todo o mundo e com isso, novidades bombam na rede a cada instante. Uma das maiores transformações da atualidade é o comércio on-line. Por isso, é muito importante que você saiba como gerar resultados para seu e-commerce!
Partindo desse preceito, um dos fatores que mais contribuiu para a aceleração desse método de vendas foi a pandemia do covid-19, tendo em vista que milhares de comerciantes tiveram de fechar os seus espaços físicos, a fim de favorecer o distanciamento social e evitar o contágio do vírus.
Uma alternativa eficaz para que muitos desses comerciantes não decretassem falência das suas empresas, ou tivessem um grande prejuízo financeiro, que levassem-os a demitirem seus funcionários, foi migrar para as vendas on-line. Uma “luz no fim do túnel”!
Você foi um deles? Neste artigo, vamos explicar melhor sobre como você pode gerar resultados assertivos para o seu e-commerce!
Lojas on-line (e-commerce) têm a maior alta em 20 anos
Extraordinário, não é mesmo? Nós, da LIBELLE COMUNICAÇÃO, nos fascinamos cada vez mais com as inovações que a internet nos proporciona. O que nos impulsiona diariamente é consumir conteúdos para estarmos sempre em sintonia com cada uma delas.
Sob o mesmo ponto de vista, não há medidas para a nossa admiração ao e-commerce, afinal de contas, ele fortalece o relacionamento da marca com o cliente, expandindo a possibilidade de fidelizá-lo.
Você sabia que o e-commerce subiu 47% no primeiro trimestre de 2020, sendo considerado o maior período obtido em 20 anos?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ebit | Nielsen, a maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, 41 milhões de brasileiros são consumidores ativos do comércio eletrônico e 7,3 milhões compraram pela primeira vez nesse primeiro trimestre.
Mix de Marketing como uma das estratégias comerciais
Você já entendeu como o e-commerce já ganhou o coração de muitos consumidores, agora falta saber delinear estratégias assertivas para alavancar as suas vendas!
Uma dica clássica, mas sempre eficaz é estudar e aplicar adequadamente o Mix de Marketing. Os tão conhecidos 4Ps do Marketing, conceito criado em 1960, extremamente relevante até os dias atuais.
Os quatro Ps do Marketing são as iniciais das palavras praça, produto, preço e promoção. A primeira remete aos canais de distribuição onde você vai divulgar os seus diferenciais, neste caso, na internet, sendo um comércio eletrônico.
A segunda denotação, “produto”, consiste exatamente no seu “ganha-pão”, o coração da sua empresa. Na fase inicial de vida do produto, é muito importante que você pesquise profundamente o seu mercado, os seus concorrentes e define a sua persona, isto é, o modelo de cliente ideal para o seu negócio.
Em terceiro lugar, está o preço (definido pela equipe de marketing após o estudo de mercado, conforme mencionado anteriormente). Portanto, inserido no Mix de Marketing, o preço é a somatória de proposta de valor do produto com o posicionamento da empresa (modo em que ela se posiciona perante o seu mercado de atuação e como este a vê). Logo, conclui-se que o preço é a peça-chave para o sucesso de vendas.
Por fim, mas não menos importante, está a promoção. Ela nada mais é do que a maneira em que você pode divulgar o seu produto. A maneira de persuadir a sua persona a decidir pela compra do seu produto e manter-se fiel a sua marca.
Afunilando ainda mais neste último caso, se o seu mercado de atuação for sazonal (uma sorveteria, por exemplo, vende mais em temporadas quentes), você aproveita bem as oportunidades de promover o seu negócio? E fora da época sazonal, como você faz para manter as suas vendas?
Todos esses tópicos abordados são fundamentais. Assim, torna-se possível estabelecer um bom posicionamento do seu e-commerce. Mas não são únicos. Vamos conhecer outros? Vem com a gente!
Blog para seu e-commerce
De nada adianta desenvolver um site lindo, organizado e planejado para fomentar as suas vendas se ele não for encontrado, não é mesmo? Pois é isso que o Google, o maior mecanismo de pesquisas do mundo, mais exige!
Qual seria a “cereja do bolo” para que o Google coloque o seu site na primeira página das pesquisas de palavras-chave da sua área de atuação, então? O nome é simples e fácil de lembrar: BLOG.
Ter um blog ativo é primordial. O seu público deve continuar consumindo os seus conteúdos (maior tempo de acesso em um site faz com que o Google entenda que o seu site é confiável), o que, consequentemente, diminui a taxa de rejeição (índice que mede o tempo em que os usuários saem do seu site, ou seja, o Google entende que ele não é agradável nem possui conteúdos úteis).
Marketing de Conteúdo
Assim como no item anterior, o Marketing de Conteúdo é um caminho eficaz para um bom rankeamento no Google e para o tráfego orgânico do site. Isto é, para atrair os visitantes que tenham potencial de se tornarem clientes da marca.
Duas alternativas para atingir esse objetivo é com a aplicação de SEO – Search Engine Optimization, que consiste em técnicas de escrita relevantes e orgânicas, ou seja, não pagas).
O SEO tem o intuito de cativar o seu público-alvo e faz isso com a estruturação das palavras-chave correspondentes à área de atuação. Isso estimula fortemente um bom tráfego, que é essencial para você alcançar o seu objetivo maior: VENDER.
Além disso, o Marketing de conteúdo traz a ESCANEABILIDADE. Essa tática é capaz de analisar o quão simples um conteúdo está de ser lido e compreendido. Em síntese, o Marketing de Conteúdo pode ser considerado a ponte que assegura a sua AUTORIDADE no assunto.
Remarketing
Achou que tinha acabado? Uma estratégia muito utilizada em e-commerces é o Remarketing. Ele possui como premissa maior aumentar as taxas de conversão de um potencial cliente que já tenha visitado o seu site.
Como ele funciona? Ele envia anúncios sobre o seu negócio e nutre esse público com conteúdos relevantes a ele. Dessa forma, você notará o forte aumento da taxa de conversão!
Esses são os principais fatores que possibilitam resultados ASSERTIVOS para o seu e-commerce. Ficou alguma dúvida? Podemos bater um papo.
Nos contate por aqui ou pelo WhatsApp, fique à vontade!
Leia também: O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?