Entendendo as etapas do funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta que auxilia na jornada de compra dos seus clientes. Em cada etapa do funil, o seu cliente tem uma mentalidade, o que significa que os conteúdos produzidos para cada um serão diferentes. O funil de vendas é dividido em três etapas.
Topo de funil
Os conteúdos produzidos para o topo do funil são extremamente importantes para atrair visitantes para o site, blog ou rede social. Nesses canais de comunicação deve ter muita informação de valor para que esses usuários continuem a jornada até a compra.
Vale lembrar que nessa etapa o usuário não está focado em adquirir algum produto ou serviço específico.
Apesar de os conteúdos de topo de funil atraírem o maior número de visitantes, o seu desafio aqui é despertar o interesse pela sua empresa, negócio ou produto. Por isso, é fundamental que o seu conteúdo seja relevante e de qualidade, de forma que esse usuário se identifique e se aproxime do seu negócio.
Meio de funil de vendas
Nesta etapa, o usuário não é mais um simples visitante de passagem. Aqui, ele já tem uma boa ideia de que você pode ajudá-lo a resolver algo em um determinado momento.
Agora é a hora da sua empresa aprofundar mais o relacionamento com essa pessoa, mostrando que tem a solução que ela tanto procura.
Ou seja: seja um pouco mais vendedor do que na etapa anterior.
Fundo de funil de vendas
Você já atraiu a atenção do seu público para o seu site, já despertou o interesse dele para o seu conteúdo e agora é o momento de você mostrar que você é a solução que ele busca!
Afinal de contas, você já lotou o seu futuro cliente de informações, já o conscientizou sobre um problema e o aproximou do seu negócio. As chances dele se tornar seu cliente estão cada vez maiores aqui.
Assim, nessa etapa, você precisa criar um conteúdo mais direto e mostrar para o seu futuro cliente o porquê você é a melhor opção.