COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE MARKETING?

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COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE MARKETING?

COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE MARKETING?

COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE MARKETING?Ao ter o suporte de agências de marketing, é comum empreendedores sentirem-se perdidos sobre como desenvolver estratégias de marketing. Você já se sentiu assim?

Vamos trazer dicas valiosas para você gerenciar esse processo:

Saiba o seu objetivo

Um macete para isso é a técnica SMART, pois ela define que os objetivos sejam specific (específicos), measurable (mensuráveis), attainable (alcançáveis), relevant (relevantes) e time-based (com prazo definido).

Defina a sua persona

Para quem você vai vender? Para quem você vai se comunicar? Quais são as “dores” dessa pessoa? Quais soluções ela espera para isso?

Persona é o modelo do seu cliente ideal. Definir fará com que a sua comunicação seja direcionada e assertiva. Desse modo, faz com que a sua loja tenha um posicionamento de marca claro e preciso. Com isso, aumentando a sua autoridade na área e a sua visibilidade de marca.

Conheça a Jornada de Compra da sua Persona

Agora que você já definiu a sua persona, é hora de estudar e analisar a sua Jornada de Compra, que está inserida no Funil de Vendas (plano de etapas pelo qual o potencial cliente passa até que ele se torne cliente) para desenvolver estratégias de marketing ainda mais assertivas.

Produza conteúdos

Tendo tais informações claras: objetivo, oferta (produto ou serviço), persona e jornada de compra, agora é hora de pensar nos atributos comunicativos que você utilizará para a sua construção persuasiva.

Aí entra o desafio: quais as mensagens você utilizará para impactar o seu público-alvo? Como irá se diferenciar?

Como mensurar se as ações de marketing estão dando certo?

Com a campanha rodando, é preciso analisar se ela está tendo bons resultados. A análise é um dos maiores diferenciais do marketing digital em relação ao marketing tradicional, o off-line. No entanto, este não tem como captar quantas pessoas foram captadas por um anúncio de revista, por exemplo.

Dentro do universo do digital, tem uma denominação frequente, “métricas”, que consiste em indicadores de desempenho do comportamento do visitante de um site, por exemplo. Em outras palavras, as métricas são as ferramentas que medem o sucesso de uma marca inserida no meio digital.

Conheça as métricas mais acessíveis:

Impressão: número de pessoas que visualizaram um conteúdo nas redes sociais, podendo ser este um post feed ou story;

Alcance: é uma métrica muito similar com a anterior, com uma exceção: esta indica o número de pessoas que além de visualizar um conteúdo, chegaram a entrar em contato com a empresa;

Engajamento: é quando um usuário interage com a marca. Ou seja, a soma de comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques nas postagens de redes sociais;

Seguidores: não importa se você tem 10 mil seguidores ou se tem apenas 100. Porque o que realmente importa é se os conteúdos estão sendo úteis a eles, se eles estão se interessando e tomando alguma atitude com elas. Ou seja, trata-se do engajamento, se há algum tipo de interação (quanto mais positiva, melhor!) com os conteúdos;

Visitantes: o número de visitantes equivale à quantidade de pessoas que chegaram até o seu site, independentemente de quantas vezes elas acessaram o endereço;

OUTRAS MÉTRICAS:

CPC — Custo Por Clique: métrica muito utilizada em anúncios pagos, ela representa o valor médio investido para cada clique recebido em um anúncio;

CPA — Custo Por Aquisição: também utilizada em anúncios pagos, pois essa métrica representa o valor pago para que o seu público alcance o objetivo maior da campanha. Geralmente, está ligando à conversão de vendas;

CTOR — Click-to-open rate ou Taxa de clique por abertura: ela representa o percentual de pessoas que clicaram em determinado e-mail marketing com base nas pessoas que o abriram.

Taxa de conversão: é a porcentagem de visitantes de um site que chegam a efetivar uma conversão. Sendo esse o objetivo maior da campanha de anúncio, pode ser a venda de um produto propriamente dita, ingresso de evento ou uma matrícula de um curso, por exemplo. Ou seja, se de 100 visitantes, 20 geraram conversão, isso significa que a taxa foi de 20%;

Taxa de rejeição — ou bounce rate: é a taxa de visitantes que acessaram uma página de site uma única vez e depois saíram. Sempre que isso ocorrer, será contabilizada uma rejeição. Ela é uma métrica negativa, pois indica que quanto maior, menos o seu site será ranqueado no Google. Visto que ele considerará que os seus conteúdos não são relevantes ao seu público-alvo.

Como destacar a minha autoridade no assunto usando o marketing?

Com o Marketing de Conteúdo!

O Marketing é uma das áreas que mais está em constante atualização e para muitos empreendedores, não é tão fácil assim acompanhar as suas tendências.

Uma estratégia que é muito disseminada no meio e que gera muitos questionamentos é o Marketing de Conteúdo. Contudo, você sabe para que ele serve?

Antes de mais nada, como o próprio nome sugere, vale salientar que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Marketing focada na CRIAÇÃO DE CONTEÚDO RELEVANTE para a sua persona, ou seja, para criar envolvimento a longo prazo com o seu público-alvo.

De que forma? Em posts nas redes sociais, conteúdo de um site de modo geral, conteúdos de um blog, artigos, e-books, webinars, newsletters, infográficos e vídeos explicativos são excelentes opções de gerar os seus conteúdos e fazer com que você se torne AUTORIDADE no assunto.

Vamos supor que você seja proprietário de uma escola de idiomas para crianças. Quem é o seu público-alvo? Os pais delas, certo? Portanto, explore os benefícios de uma criança estudar idiomas desde cedo, por exemplo.

Em síntese, aqui foi somente um exemplo de como produzir conteúdos é essencial para a formação e propagação de autoridade no assunto.

Dúvidas? Clique aqui e entre em contato conosco.

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