OS PECADOS CAPITAIS NO MARKETING
Sabemos que gerir uma empresa e construir o seu posicionamento no meio on-line não é uma tarefa simples, mas ficar na zona de conforto e cometer os mesmos erros nas ações de marketing é uma total imprudência e você pode estar se sabotando!
Sim, isso mesmo. Por essa razão, te convidamos agora a acompanhar este artigo e refletir sobre os maiores pecados capitais do marketing!
Assim, você evita o uso deles ou se já cometeu tais deslizes, já corrige esse processo imediatamente, hein?
Conheça os principais pecados capitais do marketing:
Falta de opções de pagamento
Imagina a seguinte situação: uma pessoa está consumindo os conteúdos de um e-commerce e se interesse por um produto. Então, ela decide comprá-lo, mas quando chega nessa etapa, não tem uma forma de pagamento desejada. Infelizmente, esse potencial cliente desiste da compra e busca o mesmo produto em outro e-commerce.
Você não gostaria de perder clientes por não disponibilizar formas acessíveis e variadas de pagamento, não é mesmo? Então, sempre pense nessa jornada de compra para aumentar as taxas de conversão.
Altas taxas de frete
Outro grande problema frequente é quando um prospect (potencial cliente) ficou interessado em seu produto e, ao chegar à última etapa do funil de vendas e decidir concretizar a venda, tem um desgosto: altas taxas de frete!
Já pensou? Você poderia ter um lead qualificado, mas por causa desse “detalhe”, o perdeu e, possivelmente, perdeu tantos outros em decorrência disso. Sendo assim, para reverter esse quadro, sempre analise a sua concorrência, se coloque no lugar do seu cliente e busque pelo serviço ou produto relacionado à sua área de atuação.
Se outras empresas estiverem oferecendo taxas menores de frete, pode ter certeza que é nelas que o seu público-alvo irá fechar uma compra.
Então, saiba evitar isso e saia na frente dele!
Não investir em site responsivo
Ter uma loja virtual e não garantir a ela um layout que seja adaptável a todos os formatos de tela é uma ação que jamais deve acontecer.
O uso do celular supera disparadamente o de desktop há um bom tempo e, com isso, é essencial certificar-se de que o seu site seja organizado e tenha layout responsivo, pois isso facilita o processo de localização de informações e favorece o aumento do tempo da sessão, informação mensurada no Google Analytics, uma dos maiores ferramentas de análise de métricas e de engajamento.
Ela é extremamente importante para compreender mais sobre o seu público-alvo como, por exemplo, de quais cidades as pessoas que visitam o seu site são, qual a maior faixa etária e gênero, quais as páginas mais acessadas, qual a média do tempo de acesso dos visitantes do seu site e qual a média da taxa de rejeição (índice que mensura a saída dos visitantes do seu site. Um índice alto significa que os visitantes não gostam de acessar o seu site e rapidamente desistem de fazer isso).
Não ter um menu de navegação
A ausência de menu de navegação tende a dificultar o processo de compra e, em muitos casos, a irritar os visitantes de um site. Com isso, a taxa de rejeição tende a ser alta, índice negativo para o Google, que deixa de colocar este site em sua primeira posição. Viu como tudo pode estar relacionado?
Além disso, imagina um usuário em uma loja de produtos skin-care. Ela já localizou um produto anti-age e busca por um filtro solar, por exemplo. Se não tem um menu de fácil acesso às categorias, a chance da pessoa desistir de comprar com você é muito grande!
Poluição visual
Ter um layout extremamente carregado de informações e desorganizado é uma das piores ações a se realizar. Poluição visual é um dos fatores que mais desagradam as pessoas. Por mais que você pense que as informações são relevantes e devam estar todas no mesmo lugar, nós te dizemos que isso é um completo tiro no seu pé.
Para fugir da poluição visual, então, as melhores estratégias são: estudar a psicologia das cores e definir as melhores de acordo com o posicionamento da sua marca e com a sua persona. Tendo em vista isso, com o seu posicionamento de marca, você deve se questionar qual imagem você quer passar para os seus clientes? Seriedade? Criatividade? Conectividade?
Tradição? Cada resposta acarreta um design específico. Por isso, saber traçar tais estratégias e seguir, com aptidão, é uma jogada de mestre e você terá fortalecerá a lembrança de sua marca na mente da sua persona!
Não cumprir o prazo de entrega
Quem compra on-line sabe bem como é a sensação de monitorar o rastreamento do seu pedido e a ansiedade com a entrega bater à sua porta. Cada vez que a campainha toca, é uma angústia quando não é o seu tão esperado pedido. Aqui, cabe bem um exemplo de como NÃO agir.
Quer uma empresa para se espelhar na entrega ágil de verdade? Amazon, pois a sua agilidade já se tornou referência. As empresas e mesmo muitas pessoas sabendo disso, ao comprarem dela, se surpreenderem positivamente com a entrega, pois, geralmente, chegam antes do prazo determinado. Simplesmente demais, não é mesmo? Isso faz com que você entregue CREDIBILIDADE e SEGURANÇA com um serviço de qualidade!
Insuficiência de descrição dos produtos
Tanto a falta de informações quanto descrever muito vagamente sobre os produtos não traz comunicação ao seu público, muito menos conexão. O que, com certeza, será um dos fatores responsáveis por ele deixar de comprar com você e ir na concorrência.
Portanto, lembre-se: se coloque no lugar do seu público, que busca conhecer o seu produto e para isso, uma boa e detalhada descrição faz toda a diferença!
Processo de compra muito complexo
Foque no funil de vendas sempre para trabalhar melhor o seu marketing. Se você já conseguiu com que a sua persona chegasse à última etapa, que é a de conversão dos leads em clientes, ou melhor dizendo, a decisão de compra, dificultar este processo seria um grande pecado capital!
Com isso, priorize um site ÁGIL, ou seja, com informações claras e que tenha um cadastro de compra fácil e breve.
Esses são os principais erros de marketing cometidos por empreendedores de e-commerces. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!
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