TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA 2021

Compartilhe:
TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA 2021

TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA 2021

As melhores estratégias empresariais dos últimos tempos, sem dúvida alguma, estão presentes nas principais e mais recentes tendências do marketing digital. Esse segmento dominou o espaço com a pandemia provocada pela Covid-19, que se alastrou por todo o mundo, e fez com que as empresas se reinventassem para manter as suas vendas.

O impacto da pandemia para o marketing digital

Antes de mais nada, não há dúvidas do quanto a pandemia trouxe dor e tristeza em todo o mundo. Afinal, levando em consideração o âmbito global, foram mais de 2 milhões de mortes!

Por outro lado, a pandemia também gerou a mudança de comportamento do consumidor, que não podia sair de casa e buscou a internet como principal meio para atingir este objetivo: realizar compras.

Assim sendo, para se ter uma ideia, o e-commerce teve um pico de crescimento correspondente a 47% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Com isso, tornou-se a maior alta dentro de 20 anos.

Quer entender ainda mais o tanto que o brasileiro, especificamente, consumiu em 2020? O índice chega ao total de 7,3 milhões que compraram pela PRIMEIRA VEZ na internet! Extraordinário, não é?

Além do consumo, o marketing digital foi uma ferramenta incrível durante a pandemia, pois proporcionou grande entretenimento, como é o caso da rede social Tik Tok, que foi o aplicativo que mais se popularizou durante esse período.

Marketing digital em 2021

Para poder passar por essas transformações e fortalecer a sua marca, é preciso conhecer as principais tendências do Marketing Digital para este ano e, então, posicionar-se da melhor forma para atrair e cativar os seus clientes!

Você já está por dentro de quais são? Então vem com a gente e conheça:

1. Experiências em tempo real com o marketing digital

Um dos grandes fenômenos de 2020 e que tem a tendência de crescer ainda mais em 2021 são as experiências em tempo real, como as lives. A ascensão delas se dá em virtude do distanciamento social que a pandemia impôs.

Não são só os shows em formato de live que estão cada vez mais em alta, mas palestras, aulas e profissionais renomados em seus nichos compartilhando seus conhecimentos e experiências, a fim de se aproximar do seu público;

User generated content (UGC)

Ou melhor, conteúdo gerado pelo usuário. Já ouviu a frase “pessoas se conectam com pessoas?” Ela nunca fez tanto sentido!
Imagine uma marca que você admira muito. Se não houvesse pessoas usufruindo dos benefícios dessa marca, você continuaria consumindo-a?

Isso é imperceptível na maioria dos casos, mas as pessoas costumam ser mais seguras sobre o valor de uma marca se houver outra pessoa elogiando-a. Há, inclusive, um gatilho em COPYWRITING – técnica persuasiva de escrita – que reforça esse pensamento: a PROVA SOCIAL. Ela consiste em convencer alguém de que um produto ou serviço é confiável e benéfico para que ele faça parte desta comunidade.

Voltando ao UCG, o nome pode ser confuso, mas o seu princípio é bem simples: são os conteúdos produzidos pela PERSONA da marca, os quais podem ser aproveitados em estratégias de marketing.

Essa vertente que vem dominando a área é incrível, pois fomenta a credibilidade da marca, possui baixos investimentos e grandes fontes de ideias, além de propiciar maior identificação entre o cliente e a empresa em questão.

Exemplos disso são:

– repostar os stories em que os usuários mencionam a marca;

– criar grupos para discussões acerca de um tema;

– divulgar as avaliações dos usuários em seu site;

– disseminar desafios para que eles participem (templates no Instagram, ações no Tik Tok ou publicações de uma foto no Facebook, por exemplo).

Interatividade

Conteúdos interativos têm como finalidade ENVOLVER a sua audiência. Por mais que eles não sejam uma novidade, eles têm vindo fortemente à tona nos últimos tempos em decorrência do distanciamento social instalado pela pandemia do covid-19, o que proporcionou maior atenção e entretenimento dos usuários junto às telas.

Com o envolvimento sendo a premissa básica dessa tendência, o objetivo secundário é fazer com o que o público tome alguma atitude ou aprenda com as informações disseminadas. Alguns exemplos de conteúdos interativos são: quizzes, calculadoras e vídeos interativos.

Humor

Se tem algo que prende a atenção dos brasileiros, especificamente, com certeza, é a produção de conteúdos humorísticos. A maioria deles consiste em vídeos breves. Alguns têm a intenção única de entreter e fazer o público rir, outros têm a intenção de trazer um ensinamento por trás do toque de humor.

Dois excelentes exemplos que estão em alta e carregam essa temática são o Tik Tok e o Reels. O primeiro foi simplesmente uma grande sensação no primeiro semestre de 2020, em todo o mundo, tendo o total de 2 milhões de download do aplicativo!

Já o segundo faz parte do Instagram, rede social que está na quarta posição do ranking de usuários brasileiros. Ambos são lembrados pela viralização dos conteúdos que eles proporcionam, o que tem atraído novos meios de publicidade.

Assistentes por voz

Os assistentes por voz também têm vindo com tudo este ano! Os principais são o Google Home e o Amazon Echo. Se você está se perguntando como o marketing digital interfere nessa relação, nós te dizemos!

Como eles são conectados à internet, muitas marcas estão ampliando o uso de conteúdos por áudio, como os podcasts. Dessa forma, você pode se informar sobre um assunto apenas ouvindo-o. Não é demais?

Outro exemplo é criar produtos que se conectam com eles e assim, ter uma casa tecnológica, bem no estilo futurístico. Fantástico!

Clubhouse

Ainda sobre interação por voz, é claro que não poderíamos deixar de citar a sensação do momento: o CLUBHOUSE!

Essa nova rede social é fundamentada por salas de reuniões, onde há chats de voz sobre inúmeras pautas.

No entanto, para ingressar ao ClubHouse, é necessário convite de um contato que já use a rede social. Além disso, o número de convites é limitado. Para reforçar ainda mais a sua exclusividade, somente usuários de iPhone podem acessá-lo, pois o app está em fase de testes para o Android.

Com o ClubHouse, é possível afunilar ainda mais as pesquisas sobre o comportamento do consumidor por meio do compartilhamento de experiências, visto que a participação dos membros é mais ativa do que nas demais redes sociais, onde há comentários e mensagens privadas.

Outro ponto muito vantajoso é que há a possibilidade de entrar em uma sala de reunião onde há grandes nomes do mercado brasileiro e internacional, a qualquer hora do dia.

Portanto, pode-se notar o potencial gigante dessa tendência!

Agora que você já aprendeu um pouco sobre as principais tendências do marketing digital para 2021, está na hora de planejar os melhores conteúdos para colocá-las em prática, hein?

Leia também: GERE RESULTADOS PARA SEU E-COMMERCE