Conteúdos em vídeo, qual o formato certo?

Compartilhe:
Conteúdos em vídeo, qual o formato certo?

Conteúdos em vídeo, qual o formato certo?

Com o crescimento da popularidade do tiktok, se tornou comum a adição de conteúdos em vídeo dentro de estratégias de marketing, mas o que poucos falam é a função de cada formato e como, quando aplicado de forma inteligente, o resultado pode ser muito mais previsível. 

Tendo isso em mente, nesse artigo vamos listar os formatos mais comuns para conteúdo hoje, suas plataformas e a recomendação para cada um!

Vertical ou horizontal?

Antes de falarmos sobre plataformas devemos escolher nosso formato, a maneira que o vídeo será gravado interfere diretamente na qualidade que vamos ter no produto final.

Com a popularidade do celular, assim como, a facilidade que as redes sociais te dão quando o assunto é criar conteúdo, o formato vertical é o mais simples e fácil na hora de escolher, também é o mais diverso já que podem ser usados para diferentes ferramentas em múltiplas plataformas.

Já o formato horizontal denomina, normalmente, uma seriedade maior, é a escolha para projetos, normalmente, mais longos e que serão transmitidos em telas maiores do que a de nossos aparelhos celulares.

Formato curto 

Os famosos vídeos curtos, chamados de maneira diferente por cada empresa, eles seguem em sua grande maioria o mesmo formato, estamos falando de um vídeo na vertical, entre 10 e 120 segundos, o conteúdo desse tipo de formato é muito diverso, vai histórias, notícias, vídeos educativos, falando de tópicos específicos ou até mesmo atualizações diárias sobre sua vida, eles normalmente são editados de forma rápida e precisam ser legendados, são feitos para as redes sociais de consumo acelerado.


Formato Longo 



A ideia aqui é um pouco diferente, são vídeos mais informativos e a quantidade de tempo não é tão limitada, assim como seu formato visual, diferente de vídeos curtos a apresentação desse formato é muito mais bem preparada, o formato também adapta vários tipos de conteúdo diversificados, como documentários, podcasts e muitos outros.

 

Formato Passageiro

Aqui os vídeos são muito mais simples, estamos falando dos famosos stories, atualizações rápidas e conversas diretas com o público, são ações mais simples e sem muito preparo, a estratégia deve ter sua participação na hora de criar esse tipo de vídeo, mas sua execução é bem mais direta.

Agora com todos os formatos anotados é o momento de decidir qual o tipo de conteúdo de vídeo que mais faz sentido para o seu negócio, com a organização correta e o tempo de teste certo, é possível diminuir a probabilidade de erros e o tempo gasto com os projetos de vídeo!

Fique ligado com nossos conteúdos lá no instagram e não perca mais dicas como essa! 😉

Leia também: “Teoria das cores e como usá-las de forma eficiente.”