Descubra quais são os tipos mais comuns de podcast!
Nos últimos anos, o podcasts tem sido um conteúdo muito consumido por conta de sua praticidade e diversidade de temas. Segundo um estudo realizado pelo e IBOPE, 57% dos brasileiros começaram a ouvir esse tipo de conteúdo durante a pandemia.
Esse período foi muito relevante para o aumento de consumo e produção de podcasts porque possibilita que o ouvinte possa realizar outra tarefa simultaneamente, de modo que otimiza o tempo do consumidor e o deixa informado também.
Além da praticidade, um fator que ajudou bastante no sucesso desse tipo de mídia é a variedade de temas, pois atualmente é possível encontrar podcast sobre vários assuntos, como empreendedorismo, gestão empresarial, finanças, marketing, etc.
O podcast passou a ser aderido por outras plataformas, como rádio e televisão, que fazem uso desse tipo de conteúdo adaptando reportagens para esse tipo de mídia.
Por conta dessa expansão dos podcasts, marcas e empresas também estão criando esse tipo de mídia por enxergar que se trata de uma boa oportunidade de gerar mais engajamento, proximidade e credibilidade para a empresa.
Esse formato de conteúdo é muito interessante para empresas usarem em suas estratégias de marketing, já que o conteúdo abordado no podcast gera conteúdo para outros canais de comunicação, como youtube, instagram e tik tok.
Então com apenas um conteúdo de 30/40 min, você consegue extrair diversos pequenos vídeos para fomentar suas redes sociais e gerar um maior alcance para sua empresa, o que facilita muito a vida do empresário que não gosta ou que não tem tempo para gravar vídeos diariamente de conteúdos.
Para que o podcast dê o retorno esperado, é preciso criar uma estratégia que torne esse produto relevante, sendo essencial também uma boa captação de áudio e vídeo para garantir um bom posicionamento profissional.
Como existem vários tipos de podcasts, vale a pena analisar e avaliar qual deles faz sentido para a proposta da sua empresa, então trouxemos uma lista com os tipos mais relevantes:
- Entrevista e Painel – É o formato mais conhecido e o ideal para quem está começando a se aventurar nesse mundo de criação de conteúdo. Ele necessita de planejamento, um bom entrevistado e boa captação de áudio e vídeo. Esse tipo de podcast aumenta a audiência, gera autoridade e cria parcerias, além de servir para trazer assuntos relevantes para o público. Vale destacar também que quando o podcast traz mais de um convidado falando sobre o mesmo tema, esse tipo de programa transforma-se em um painel.
- Apresentadores Fixos – Nesse formato são sempre os mesmos participantes discutindo de forma leve os temas relacionados ao assunto do programa.
- Individual – Apenas uma pessoa aborda o conteúdo, sendo interesse para divulgação de produtos ou mostrar autoridade sobre um assunto específico.
- Storytelling – Esse modelo de podcast é muito interessante para o ramo dos negócios, pois há a chance de contar a história da empresa, dos produtos, das pessoas da equipe e, usando a criatividade, é uma boa forma de se aproximar do público.
- Informativo/Jornalístico – Tem como objetivo informar sobre temas atuais com uma linguagem menos formal e mais dinâmica. Ele funciona como um noticiário porque a estrutura dele é muito parecida com o jornalismo.
- Reciclado/Adaptado – É a adaptação de conteúdo produzidos para rádio e televisão para esse tipo de mídia. Dessa maneira, é possível que esse material seja consumido por um público diferente, economizando assim tempo e recursos. Esse tipo de podcast é perfeito para o marketing digital da sua empresa, pois nele é possível adaptar curso online, palestra, seminário, workshop etc.
E aí, se interessou em trazer o podcast para a sua empresa?
Aqui na Libelle trabalhamos com essa estratégia, fazendo também a gravação de podcasts!
Fique ligado com nossos conteúdos lá no instagram e não perca mais dicas como essa!
Leia também: “Teoria das cores e como usá-las de forma eficiente.”