Análise SWOT: use hoje ao seu favor!

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Análise SWOT

Análise SWOT: use hoje ao seu favor

  • O que é?

SWOT, sigla que se refere a abreviação das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, em português, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (criando o termo “FOFA”).

Trata-se de uma ferramenta técnica de planejamento estratégico utilizada para definir metas, objetivos e ações após analisar a influência do ambiente interno e externo nas empresas, com o objetivo de avaliar o seu posicionamento no mercado e a capacidade competitiva. 

A ferramenta pode ajudar a definir metas, objetivos e ações. Dessa forma, o negócio pode reforçar as fraquezas e ressaltar as forças, mas também, diminuir riscos e se concentrar nas oportunidades.

Pode ser utilizada desde a criação de um blog até a gestão de um empreendimento internacional, assim como além da análise de empresas, também pode ser usada por pessoas.

  • Ambiente interno

O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, entre outros, sobre os quais é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos entre outros.

Dentro do ambiente interno se analisa as forças e fraquezas. 

  • Strengths (Forças)

 

As forças são os pontos de dentro do negócio, os que estão sob controle da empresa e que potencializam o objetivo estimado.

Por exemplo:

  • Relacionamentos estratégicos com grandes empresas;
  • Networking dos investidores, da equipe ou de parceiros;
  • Competências específicas da equipe;
  • Características da equipe, como união, proatividade, experiência;
  • Ativos, como imóveis, equipamentos;
  • Portfólio de clientes.
  • Localização;


  • Weaknesses (Fraquezas) 

 

Já as fraquezas tratam-se dos elementos internos que atrapalham o objetivo.

De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do controle da organização, que não ajudam na realização da missão.

 

Alguns exemplos são:

  • Tecnologia obsoleta;
  • Processo falho de entrega;
  • Localização inacessível, ruim;
  • Produto perecível;
  • Matéria prima escassa;
  • Equipe sem qualificação.

 

Porém, vale reafirmar que a ausência de uma força pode vir a ser uma fraqueza e vice-versa.

Por exemplo: se uma equipe não necessitar ser qualificada em programação de computadores, esse ponto não precisa se tornar uma fraqueza,

 

SWOT: Ambiente externo

 

No ambiente externo, nos referimos a questões às quais a empresa não tem controle. 

Por exemplo,  política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação, entre outras.

Nesse caso, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida, a fim de lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos. Aqui, as oportunidades e ameaças devem ser observadas e trabalhadas.

Logo, no externo, encontram-se as oportunidades e ameaças. 


  • Oportunidades 

Oportunidades são as características que favorecem a sua empresa, mas são dependentes de fatores externos. É necessário fazer pesquisas que permitam a previsão de acontecimentos que impactem positivamente nos seus negócios.

  • Ameaças 

No cenário mais frágil da análise, aqui observamos as influências negativas sobre o seu negócio que também dependem de fatores externos. É necessário atenção e cuidado porque as ameaças podem prejudicar não apenas a análise, mas os resultados da empresa de forma direta;


Como fazer a análise SWOT?

 

Cientes do seu significado e vantagens, como executar uma análise para aproveitar o seu plano estratégico?

 

O segredo de uma análise bem executada é saber aproveitar as forças para alavancar oportunidades ou se defender de ameaças.

 

1º Passo:

Divida os dois ambientes. Pode ser em uma planilha, duas folhas de papel, no seu quadro, onde achar melhor, mas deixe uma área reservada para o ambiente interno e externo.

 

2º Passo:

Na área de ambiente interno, faça duas lacunas. Uma direcionada para força e outra para fraquezas.

Siga preenchendo conforme a realidade da sua empresa. 

 

Exemplos de tópicos:

 

  1. Liderança
  2. Maquinário
  3. Marketing
  4. Preços 
  5. Equipe de Vendas
  6. Automatização
  7. Desenvolvimento 

 

3º Passo: 

Na área de ambiente externo, faça outras duas lacunas. Uma direcionada para ameaça e outra para oportunidade.

Siga novamente preenchendo conforme a realidade da sua empresa.

 

Exemplos de tópicos:

 

  1. Demografia
  2. Economia 
  3. Tecnologia
  4. Política 
  5. Cultura
  6. Meio ambiente
  7. Regulação

 

4º Passo

Em outra área, crie um plano de ação relacionando as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças para definir as estratégias.
Exemplo: Usar nossa experiência com importação (força) para aproveitar a oportunidade de câmbio favorável. 

Agora é colocar a mão na massa. Boa sorte!



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