Produtividade para quem quer tempo

Compartilhe:
Livro: Produtividade para quem quer tempo

Produtividade para quem quer tempo


Quantas vezes você já falou a frase: “O dia precisaria ter mais horas para eu conseguir fazer tudo”?

No livro “Produtividade para quem quer Tempo” do autor brasileiro, Geronimo Theml, o autor aborda esse tema de uma maneira inteligente e apresenta outra pergunta: você quer ser mais produtivo por quê? Ou, segundo o nome do livro, você quer mais tempo para fazer o quê?

Está precisando organizar o seu dia? Continue a leitura…

Dividindo as tarefas do dia

 

O autor apresenta a ideia de dividirmos nossas tarefas diárias em duas categorias: Tarefas de Produção e Tarefas de Ocupação.

Tarefas de produção são as que nos levam até nossos sonhos e objetivos.

Tarefas de Ocupação são as tarefas que, algumas vezes, são necessárias, mas não ajudam a vida a progredir na direção de nossos sonhos e objetivos.


Níveis de Produtividade


O próximo passo é dividir essas tarefas em níveis do E ao A, classificando a importância de cada uma no seu dia-a-dia.

Categorias E, D e C: Aqui ficam as tarefas de ocupação, distribuídas pela necessidade e importância de serem feitas no dia-a-dia.

Categoria B e A: Predominantemente tarefas de produção, a diferença entre os  níveis é a relação entre resultado e tempo investido.


Com isso em mente, o autor nos fala das verdades sobre a produtividade, algumas delas são:

1 – Ocupar-se não é produzir: Devemos estar sempre atentos a como as tarefas diárias são feitas.

2 – As tarefas nunca vão terminar: Devemos aceitar e entender, não como algo bom ou ruim, apenas uma constante.

3 – Mais importante que a verdade é a direção: Devemos compreender que nossos objetivos demandam tempo e a preocupação com esse tempo é uma distração que não podemos ter, então foque no que já foi feito e entenda seus objetivos.

4 – Não trate exceção como regra: Não planeje seu dia e crie uma rotina com a premissa de um possível imprevisto, a rotina e o planejamento servem exatamente para lidar com imprevistos.

5 – Felicidade não é uma linha de chegada é o próprio caminho: mantenha-se focado no presente, não viva o passado ou fique esperando o futuro, você só alcançará suas metas trabalhando no agora.

6 – Se fosse fácil, todo mundo faria!

Com esse livro, Geronimo, não trás só ideias e conceitos para seguirmos no nosso dia-a-dia, mas sim, reflexões, exercícios e fundamentos para focar nosso dia e produzir mais com o tempo que temos!

Leia também:

“Podcast: A ferramenta para gerar mais engajamento e leads”

“Marketing de influência: Entenda os benefícios para sua empresa”