MARKETING DE CONTEÚDO
MARKETING DE CONTEÚDO – o que você precisa saber
A cada ano que passa, estar no digital é uma obrigação para uma empresa que quer se manter ativa.
Por mais que a empresa tenha um ambiente físico, bem localizado e com uma certa clientela, agora, o digital faz parte do processo de compra do consumidor.
Basicamente, quando a pessoa precisa resolver algo, ela faz uma boa pesquisa na internet, ou seja, este é o momento perfeito para ter mais gente conhecendo a sua empresa!
E isto acontece através de um bom Marketing de Conteúdo, essencial para uma estratégia de marketing digital.
E é sobre o Marketing de Conteúdo que vamos abordar neste artigo!
O que é Marketing de Conteúdo?
Apesar de não ser uma ideia nova, o Marketing de Conteúdo é usado em peso dentro do Marketing Digital.
O que você faz é criar conteúdos que tenham qualidade e que possam servir para informar, educar ou entreter quem está consumindo ele.
O objetivo disto é gerar autoridade para sua empresa, tornando-a referência no seu nicho e a primeira que os consumidores pensarão quando precisarem comprar um produto, ou serviço.
Além disso, as vantagens do Marketing de Conteúdo são:
- Aumentar a visibilidade na internet;
- Aumentar a interação com a sua empresa;
- Nutrir a base de leads, para que eles possam virar clientes;
- Reduzir o custo para aquisição de clientes;
- Autoridade e pessoas divulgando a sua empresa;
- Melhora a experiência do pós-venda.
É uma abordagem diferente e muito mais eficiente.
Se antes tínhamos um marketing mais agressivo, invasivo que forçava a oferta do produto, agora nós chamamos os possíveis clientes para uma conversa.
A gente mostra as diversas possibilidades de soluções para o problema dele, uma delas podendo ser o produto oferecido pela empresa.
Com o tempo, consumindo os conteúdos de qualidade que sua empresa produz, as pessoas passam a confiar mais em você, colocando-te como a opção de compra delas.
No digital, fazer conteúdos de qualidade é de grande importância, mas como saber se o Marketing de Conteúdo está sendo bem executado?
Fazendo um bom Marketing de Conteúdo
Aqui é preciso colocar em prática um bom pensamento estratégico e a criatividade para trabalhar juntos.
Primeiro, a sua empresa precisa ter objetivos bem claros sobre o que você quer alcançar ao realizar o Marketing de Conteúdo.
A ideia seria só ter mais seguidores? Aparecer na primeira página do Google? Gerar mais leads? Estabelecer uma autoridade?
Pense nessas questões e deixe bem explícito quais são os objetivos.
Depois, pense em qual plataforma será usada.
Por mais que o ideal seja estar em quase todas elas, também é preciso pensar qual é mais usada pelo seu público-alvo.
Podendo ser:
- Redes sociais.
- Blog;
- Vídeos;
- E-mail Marketing;
- Entre outros.
Determinar qual plataforma usar, irá dizer como será o conteúdo. Por mais que dê para adaptar um material em diversos formatos, cada lugar demanda um tipo de comunicação.
Você pode abordar um mesmo tema no blog e na rede social, mas o jeito de falar é diferente entre eles.
Agora que a parte mais estratégica está pronta, é hora de deixar a criatividade agir!
Faça um brainstorm de pautas, delimite os temas, escreva, monte uma arte bem legal e divulgue!
Gostou da ideia do Marketing de Conteúdo e gostaria de aplicá-lo na sua empresa?
Nós criamos um guia super prático que vai te ajudar!
Com ele você aprenderá mais sobre o Marketing de Conteúdo, quais conteúdos fazer e quais erros você não pode cometer.
Baixe o e-book e faça um Marketing de Conteúdo eficiente na sua empresa.
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