VOCÊ CONHECE A DUPLA VERIFICAÇÃO DO WHATSAPP?
Você sabia que o WhatsApp foi o terceiro aplicativo mais baixado do mundo em 2020? Durante o ano passado, ele teve esse boom devido à pandemia da Covid-19, que trouxe o isolamento social e o distanciamento entre amigos e familiares. Com isso, o aplicativo de mensagens serviu para, de certa forma, aproximá-los.
Ele ficou atrás, em número de downloads, somente do Tik Tok (1º lugar no ranking) e do Facebook (2ª posição).
No entanto, com tamanha popularidade, o WhatsApp acaba atraindo olhares de cibercriminosos, que veem nele uma grande oportunidade de aplicar golpes. Aproximadamente 8,5 milhões de pessoas no Brasil já foram vítimas de golpes de clonagem do WhatsApp no decorrer de 2020.
Só para ilustrar, apenas em janeiro de 2020, considera-se que 198 mil brasileiros já foram alvos de ataques de golpistas do WhatsApp. De acordo com uma pesquisa realizada pela Psafe, empresa líder em segurança digital em toda a América Latina, 23 novas contas são clonadas todos os dias no país.
Levando em consideração a pesquisa ainda, os principais prejuízos da clonagem do WhatsApp são: as conversas privadas vazadas (26,7%), envio de links para os contatos a fim de aplicar outros golpes (26,6%), solicitações de dinheiros aos contatos (18,2%), perda da conta do WhatsApp (18,0%) e chantagem (10,5%).
Além disso, 5 milhões de brasileiros foram vítimas de clonagem do WhatsApp em 2020! São Paulo foi o estado mais afetado, tendo o total de 72 mil ataques.
Decerto, os dados chamam muito a atenção e chegam a ser assustadores. Para desviar de tudo isso, é preciso extremo cuidado.
Entenda como funciona o golpe
Conforme afirma Emilio Simoni, diretor do dfndr security, maior aplicativo de segurança digital em todo o mundo, os crimes cibernéticos acontecem antes mesmo dos golpistas terem acesso ao WhatsApp das vítimas.
Analogamente, Simone considera que muitos cibercriminosos buscam conquistar a confiança das vítimas por meio de perfis falsos que assemelham-se a empresas sérias e reconhecidas. Para tal, eles utilizam a mesma linguagem e identidade visual de comunicação adotados pela marca original.
Com isso, eles fingem sem a equipe de atendimento ao cliente, prestando suporte, ou a equipe comercial, vendendo falsas promoções, condições comerciais e demais ações publicitárias.
Portanto, não passar o seu número de celular nem o código recebido para comunicações desse tipo é uma dica fundamental, pois a chance de não serem verdadeiras é bem grande.
Códigos recebidos no celular podem dar acesso ao WhatsApp, sendo a porta de entrada para os ataques.
Como proteger-se contra os golpes cibernéticos, então?
Essa é a pergunta que não quer calar agora, não é mesmo? Finalmente, saiba como se proteger de tudo isso e evitar que o seu WhatsApp seja clonado.
É aqui que entra a importância da dupla verificação do WhatsApp. Você sabe o que é isso? Você costuma ativar?
Também chamada de autenticação de dois fatores ou de duas etapas, a dupla verificação do WhatsApp consiste em uma barreira de segurança que impede a entrada de cibercrimes. Ou seja, ela nada mais é do que um conjunto de 6 dígitos, os quais devem ser cadastrados por você.
Ademais, vale salientar que outro modo muito frequente de aplicar o golpe é quando NÃO há a ativação da dupla verificação do WhatsApp. Desse modo, ele ocorre da seguinte forma:
- Download do aplicativo WhatsApp e inserção do número de telefone da vítima;
- O cibercriminoso liga para a vítima, a fim de persuadi-la a passar o código enviado em seu celular;
- Com isso, o cibercriminoso tem acesso ao WhatsApp. Mas se há a ativação da autenticação de dois fatores, esse indivíduo precisará de tal conjunto de números criptografados para desbloquear e poder utilizar.
Portanto, além do código enviado por SMS no momento da instalação do aplicativo, também é necessário o cadastro da verificação em duas etapas. Esta, por sua vez, o WhatsApp costuma solicitar frequentemente, para manter a barreira protetora.
Como ativar a verificação em duas etapas de whatsapp no Android?
Sobretudo, siga os seguintes passos:
- Abra o WhatsApp e clique no menu “Mais opções”, localizado no lado superior e direito, simbolizado pelos três pontinhos;
- Selecione “Configurações” e, depois, vá em “Conta”;
- Clique em “Confirmação em duas etapas” e selecione “Ativar”;
- Crie uma senha de seis dígitos e depois, clique em “Ativar”;
- Repita o PIN inserido;
- Insira um e-mail que será utilizado em caso de recuperação do código;
- Repita e finalize selecionando o botão “Salvar”.
Como ativar a verificação em duas etapas de whatsapp no iPhone?
Por fim, chegou a vez dos adeptos ao iPhone! Para ativar o código de segurança, siga os seguintes passos:
- Abra o WhatsApp e clique no menu “Ajustes”, localizado no lado inferior direito;
- Depois disso, vá em “Conta” e selecione “Confirmação em duas etapas”;
- Clique em “Ativar” e crie a sua senha de seis dígitos;
- Repita o PIN inserido;
- Insira o e-mail que será utilizado em caso de recuperação do código;
- Repita e finalize selecionando “Ok”.
Ótimas dicas, não é mesmo? Agora não deixe de colocá-las em prática, hein?
Aproveite e compartilhe esta matéria com um amigo para que ele também saiba se proteger com eficácia.
Leia também: O QUE É CERTIFICADO SSL? COMO SABER SE O MEU SITE POSSUI ESSE CERTIFICADO?