Instagram para negócios: tudo o que você precisa saber
A cada ano que passa, a empresa que não está nas redes sociais, acaba ficando para trás. Isto se dá pela quantidade de usuários, que vem aumentando ao longo dos anos, e também pelas expectativas que eles possuem de conhecer novos produtos através das redes.
Sabendo disso e independente do tamanho da sua empresa, ter uma conta no Instagram é essencial.
Contudo, ainda existe uma visão muito simplista da rede, que ignora todas as potencialidades e recursos que o Instagram fornece, principalmente para quem usa a rede para negócios.
E é sobre isso que vamos falar neste artigo!
Instagram for Business
Se antes a rede era feita só para compartilhamento de fotos legais entre amigos, agora é uma ferramenta de negócios.
Pensando nisso, hoje existe a possibilidade de mudar a conta da sua empresa de pessoa física para jurídica, ou seja, você cria um perfil focado em negócios!
E é bem simples, dentro da configuração , você vai em “conta” e depois em “mudar tipo de conta”. Para tornar a experiência melhor, é importante ter uma página da sua empresa no Facebook. Isto ajuda pois, através dessa página, você consegue usar as configurações de vendas do Instagram.
Além disso, as vantagens do Instagram for Business são:
É possível colocar informações de contato no perfil;
Dá para configurar botões de ação para direcionar a pessoa para onde desejar;
Através dos “Insights” é possível ter informações relevantes sobre os seus seguidores.
Esta ferramenta torna os perfis para empresas bem mais eficientes, pois ele fornece ferramentas que um perfil pessoal não tem.
Mas, existem mais coisas que são importantes saber!
O algoritmo do Instagram
É uma parte mais chatinha da rede, mas que é importante entender.
As redes sociais estão em constante evolução, afinal, a ideia é sempre oferecer a melhor experiência para quem usa, por esta razão os algoritmos mudam!
Até 2016, o feed era organizado por ordem cronológica, mas isto mudou! Com base na maneira que cada um usa a rede, o feed agora aparece de maneira personalizada, ou seja, o feed é organizado conforme o interesse de cada usuário.
E por que isto é relevante? Não adianta mais postar em um horário específico, esperando que a pessoa veja na hora em que postou, você precisa criar um conteúdo relevante e que gere engajamento, pois, assim, a plataforma vai entender que o seu perfil é bom e que outros usuários deveriam ver!
As redes estão ficando cada vez mais inteligentes, estão dando preferência para conteúdos relevantes e contas que realmente se importam em interagir com os seus seguidores.
E para ajudar na interação, a plataforma está sempre oferecendo recursos que ajudam no engajamento, tema para o próximo tópico.
Recursos
O Instagram, mesmo sendo usado como uma plataforma de negócio, ainda é um local que as pessoas entram para se distrair da rotina. Por este motivo, existem diversos recursos que ajudam a criar conteúdos divertidos, mas que geram muito engajamento.
O mais relevante dele é o Instagram Stories! Ele é um tipo de postagem que fica disponível por apenas um dia e você pode fazer fotos, ou vídeos.
Com os Stories, você cria conteúdos leves, mais pessoais e pode colocar:
Figurinhas;
Hashtags;
Músicas;
Enquetes;
Caixa de perguntas;
Testes;
E muito mais.
Essas coisas que você acrescenta ajuda no engajamento, afinal, você está estimulando os seus seguidores a interagir com você. E com isso, a plataforma entende que o seu perfil é relevante e mais pessoas precisam te conhecer.
Conclusão
O Instagram é importante para qualquer negócio, mas, hoje em dia, não adianta mais postar só em horários específicos e criar conteúdos de qualquer maneira.
Você precisa entender como a rede funciona atualmente, além de usar todos os recursos que ela disponibiliza para ajudar as empresas.
E você quer aprender com mais detalhes como usar essas ferramentas? Nós vamos te ajudar!
Sabendo que nem todo mundo consegue usar o Instagram para negócios, nós criamos um guia completo para te ajudar! No nosso Guia do Instagram para Negócios, falamos mais detalhadamente de cada item deste artigo, além de te ensinar a usar todos os recursos disponíveis na plataforma.
Então, não perca tempo, baixe agora o e-book e transforme o seu Instagram em um perfil profissional de verdade!