FIDELIZE SEUS CLIENTES
Há quem acredite que o processo de vendas começa com captar leads, convencer esse futuro cliente a comprar o que você está oferecendo, realizar a venda e acabou. Alguns produtos bem específicos é realmente isso que acontece. Entretanto, na grande maioria das vezes, o que as empresas querem de verdade é a fidelização do cliente.
Antes de tudo, é importante destacar que fidelizar um cliente tem duas motivações: que ele compre com frequência e que ele ajude a divulgar a sua empresa.
Se você está interessado nisso, segue aqui algumas dicas para você conquistar o seu cliente e torná-lo fiel!
1- Direcione a atenção para o cliente certo
Muitas pessoas irão chegar até você querendo saber sobre o que você está oferecendo, seja serviço ou produto, pois nem todos serão clientes em potencial e nem todos realmente querem se fidelizar, o que fazer então?
– Foque em quem está mais interessado em saber sobre sua empresa;
– Sempre dê informações precisas;
– Antecipe todas as dúvidas e responda antes mesmo de perguntarem;
– Esteja sempre disponível.
2- Atendimento personalizado
Quem não gosta de se sentir especial, não é? E este é um dos elementos essenciais para conquistar o seu cliente e ter a fidelização. Depois que você entende quem são os clientes certos, ofereça um atendimento personalizado.
E esta personalização engloba diversos elementos:
Criar um ambiente específico para agradar o cliente;
Comunicação mais direta, 1 para 1;
Atendimento VIP com uma equipe especializada.
3- Crie conexão
Nós não podemos esquecer do elemento humano de todo o processo de venda e fidelização, uma vez que a partir do momento que uma empresa oferece um atendimento muito distante, em que ela só pensa em vender o produto e não ajudar o cliente, pode apostar que isto é uma venda perdida.
Nesse sentido, é necessário que você demonstre que a sua empresa entende as dores, que sabe quais são as questões que afligem o cliente e mostre que você entende tanto ele, que sabe exatamente como o seu produto vai resolver a dor dele. Ou seja, esta comunicação evidencia a conexão entre sua empresa e seus clientes, mas não acaba aí. Por isso, o pós-venda é fundamental se sua intenção é fidelizar o cliente.
Se você vende e depois esquece que o cliente existe, é quase como um sentimento de término! No entanto, a relação não acabou, você quer que seu cliente volte mais vezes, não é? Então, após a venda ser efetuada, volte a conversar com o cliente, pergunte se ocorreu tudo bem, ouça tudo o que ele tiver para falar.
Portanto, conclui-se que, por mais que estejamos num momento muito virtual, é evidente que existe uma sensação de que as pessoas estão perdendo a sensibilidade. Então, se você consegue mostrar essa conexão, pode acreditar que vai ser um diferencial para sua empresa.
O processo não acaba quando uma venda consegue ser efetuada, uma boa empresa precisa dos seus clientes fiéis até para conseguir novos clientes!
Se você não tem o processo de fidelização dos clientes na sua estratégia, está na hora de começar a ter.
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